A Câmara Municipal de Itaporã realizou, na segunda-feira (3 de fevereiro) a primeira Sessão Ordinária de 2025, abrindo o ano legislativo, com a presença de todos Vereadores no Plenário Olívio Brandina.
Essa foi a primeira oportunidade de participar de uma sessão ordinária para onze Vereadores eleitos, sendo 7 vereadores pela primeira vez e que tomam posse.
Na sessão, os vereadores Miguel de Araújo Filho, Seli Vergínia da Silva Rebeque, Manoel Faustino da Silva Neto, Reinaldo da Silva Pecini, Marcelo Rondina, José Odair dos Santos, Adriano Martins dos Santos, Paulo Henrique Nogueira Machado e Lindomar de Freitas fizeram uso da palavra para discutir e aprovar, por unanimidade, diversos requerimentos, indicações e projetos.
Entre os principais pontos discutidos, destacam-se:
* Requerimento n.º 001/2025: Subscrito por todos os Vereadores, que solicita a inclusão na Ordem do Dia para discutir e votar em primeira votação o Projeto de Resolução n°. 001/2025, que propõe a alteração dos Artigos 13 e 14 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Itaporã, e o Projeto de Resolução n°. 002/2025, que altera o Artigo 141 do mesmo regimento.
* Requerimento n.º 002/2025: Também subscrito por todos os Vereadores, requer a inclusão na Ordem do Dia para discutir e votar em primeiro turno a Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal n°. 001/2025, que altera os §§ 6° e 7° do Art. 39 da Lei Orgânica do Município.
* Indicações do Vereador Adriano Martins dos Santos:
– Proposta para a criação de uma ciclovia na Avenida José Maria Bezerra de Lima, devido ao grande fluxo de ciclistas.
– Solicitação para a instalação de um ponto de ônibus coberto na mesma avenida.
*. Indicações do Vereador Miguel de Araújo Filho (Miguelzinho):
– Sugestão para um estudo técnico sobre a viabilidade da coleta de lixo no período noturno na região central da cidade.
– Solicitação para a instalação de um padrão de energia elétrica para o cemitério do Distrito de Montese.
* Indicação do Vereador Reinaldo da Silva Pecini
– Proposta para a revitalização e cobertura dos pontos de ônibus localizados na Avenida José Chaves da Silva, próximo à rotatória do Ginásio de Esportes e à Igreja Quadrangular.
* Indicação do Vereador José Odair dos Santos (Cascatinha)
– Proposta para a criação de uma usina de capitalização de energia solar para atender os órgãos públicos de Itaporã.
* Indicações conjuntas dos Vereadores Reinaldo da Silva Pecini, Seli Vergínia da Silva Rebeque e Miguel de Araújo Filho:
– Solicitação para a iluminação dos estádios de futebol dos distritos de Itaporã, incluindo o Estádio Geraldo Gregorini em Piraporã, o Estádio Maurílio Louveira em Montese e o Estádio Claudio Marangon em Santa Terezinha. Além disso, foi proposta a construção de uma pista de caminhada com iluminação em volta dos campos de futebol de Montese e Piraporã.
Essas discussões e aprovações refletem o compromisso dos Vereadores em atender às demandas da comunidade e promover melhorias na infraestrutura e serviços públicos de Itaporã.