O vereador Lindomar de Freitas (PSDB), na última sessão propôs a instalação de pontos de coletas para garrafas de vidro e garrafas PET. A medida tem como proposta evitar que o lixo sólido como garrafas, plásticos se torne um problema ambiental. A implantação de pontos de coletas, conteria resíduos sólidos e outros objetos, evitando o entupimento de galerias pluviais.

A medida proposta pelo vereador será essencial na melhoria do sistema de escoamento de água das chuvas durante o período chuvoso em Itaporã.

Com o uso em grande escala das garrafas PET, principalmente a partir da década de 1990, um problema ambiental sério surgiu: muitas destas garrafas eram descartadas de forma incorreta e acabavam parando em terrenos, rios, esgotos, mares e matas. Só que este material pode demorar até 800 anos para se decompor (daí a importância de sua coleta e reciclagem).

Algumas pessoas para se livrarem do volume das garrafas, podem pensar em queimar o material. Quando o PET é queimado, apresenta uma chama de cor amarelada que pode explodir durante a queima. Mas, além de ser muito inflamável, o material libera toxinas e gases como monóxido e dióxido de carbono, acetaldeído, benzoato de vinila e ácido benzoico na atmosfera, contribuindo para a poluição do ar e, consequentemente, com o efeito estufa.

Além disso, o plástico em geral – incluindo o PET – é o poluente mais comumente encontrado nos oceanos. Em alguns sistemas de correntes marinhas rotativas, a quantidade de plástico encontrada é tão grande que os pesquisadores dizem que ele já se tornou parte do oceano.

Por outro lado, as garrafas de vidro são um grande problema para as cidades, onde cada quadra existe um local para se adquirir e consumir os produtos, mas não existe um local apropriado para o descarte.

As pessoas não têm onde deixar as garrafas e terminam por jogar no local que estão. Os canteiros de avenidas são os verdadeiros depósitos, as margens das rodovias, ou até mesmo dentro dos latões de lixo.

Sabemos que as empresas dão muita atenção às latas de alumínio, especialmente em razão do preço pago por elas, mas o vidro é um grande problema, especialmente se jogado no latão para a coleta, pois pode ocasionar acidentes com os coletores e também não vai diluir na natureza, pois uma garrafa de vidro pode durar até 4.000 anos.

Se estabelecermos um local adequado para o descarte do vidro teremos a redução de lixo, e o reaproveitamento do material, a redução dos acidentes e consequentemente menos poluição da natureza.

Diante do exposto solicito que sejam tomadas providências para a implantação de pontos estratégicos de coleta de vidro e plásticos das garrafas PET, visando o uso consciente e sustentável.