Instalar os equipamentos nas entradas da cidade vai proporcionar uma redução da criminalidade
Uma reinvindicação antiga, que voltou a ser discutida na Câmara Municipal na semana passada. Sempre preocupado com a segurança da população, o vereador Lindomar de Freitas (PSDB), solicitou ao prefeito, Marcos Pacco, com cópias ao Secretário de Estado de Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e Promotor de Justiça da Comarca de Itaporã, através de indicação, o estudo da possibilidade de implantar a central de vídeo de monitoramento no município.
O edil lembrou que tal medida proporcionaria maior segurança para toda a cidade, protegendo e ajudando a coibir ações criminosas, ainda segundo o vereador, através das câmeras é possível reconhecer uma pessoa que tenha praticado algum ato ilícito e ficaria mais fácil para a identificação pelas autoridades competentes
Confira abaixo a solicitação da indicação na integra
Endereçada ao Prefeito Marcos Antonio Pacco
Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Antonio Carlos Videira e Promotor de Justiça da Comarca de Itaporã.
Solicita realizar parceria com o MPMS e a Sejusp juntamente coma a Prefeitura de Itaporã para implantar a central de vídeo monitoramento do em nosso município.
Justificativas:
Buscar parcerias com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública para implantar projeto de uma central de vídeo monitoramento em todo o município, especialmente nas vias urbanas e entradas da cidade.
O projeto solicitado já se encontra em pleno funcionamento nas cidades de Maracaju, e Jatei, sendo que está em fase de implantação também no município de Dourados, com a previsão de instalação de 400 câmeras de alta resolução que abrangem até 600 metros.
Instalar os equipamentos nas entradas da cidade vai proporcionar uma redução da criminalidade, garantindo assim uma sensação de mais segurança a toda a população, especialmente Itaporã que faz parte da região de fronteira por ter menos de 150 km de linha seca com o Paraguai.
O Projeto “Minha Cidade Segura” foi idealizado pela Prefeitura de Jateí, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça Romão Ávila Milhan Junior, que, à época, atuava na comarca e foi um dos responsáveis pela criação do Conselho de Segurança do Município que resultou na concretização da iniciativa, considerada “modelo” pelo Estado.
O projeto poderá ser coordenado pela Polícia Militar de Itaporã e tem como objetivo monitorar todas as entradas e saídas do município, alguns pontos estratégicos e prédios públicos, para garantir melhores condições de atuação das forças de segurança.