A Câmara Municipal de Itaporã realizou, na terça-feira (25 de fevereiro) a Quarta Sessão Ordinária do corrente ano, com a presença de todos Vereadores e a participação do Diretor Comercial e de Operações (DCO) da Sanesul Madson Roberto Pereira Valente no Plenário Olívio Brandina.
O Diretor Comercial de Operações (DCO) da Sanesul, Madson Vicente, participou da sessão na Câmara dos Vereadores, onde fez um pronunciamento sobre as obras em andamento e os transtornos que elas têm causado à população, e sobre tudo; a falta de água que tem afetado a cidade e a região, foram abordados os principais desafios enfrentados pela população devido às interrupções no fornecimento de água, especialmente causadas pelas obras de melhorias e ampliação do sistema de abastecimento. A equipe da Sanesul explicou as causas das interrupções e os esforços que estão sendo feitos para melhorar a infraestrutura e garantir a qualidade do serviço. Além disso, foi discutida a importância da colaboração da comunidade, como a instalação de caixas d’água nas residências, para minimizar os impactos das interrupções temporárias no fornecimento.
Durante a sua fala, Madson também esclareceu que, caso a água voltasse com alguma coloração inadequada após a interrupção do fornecimento, a população deveria ligar para o número 0800 da Sanesul, informando a cor da água. A ligação geraria um protocolo, e os funcionários da empresa iriam até o local para realizar a limpeza necessária na rede de abastecimento e garantir a qualidade da água. Madson Vicente também destacou que a Sanesul realizará um levantamento para identificar quantas residências ainda não possuem caixa d’água. Com base nesse levantamento, será elaborada uma programação para resolver esse problema, garantindo que mais moradores tenham acesso a essa reserva de água e, assim, minimizando os transtornos causados por interrupções temporárias no fornecimento. O objetivo é aumentar a infraestrutura e o conforto para a população, especialmente durante o período de obras e melhorias no sistema de abastecimento.
Na sessão, os Vereadores, fizeram o uso da palavra para discutir e aprovar, por unanimidade diversos, requerimentos, indicações e projetos , entre eles destacam-se:
– Indicação n.º 039/2025: De autoria do Vereador Lindomar de Freitas, solicitando a elaboração de convênio junto ao DETRAN/MS para sinalização viária em todo o município de Itaporã.
– Indicação n.º 043/2025: Também do Vereador Lindomar de Freitas, pedindo a construção de um ramal rodoviário anexo ao anel viário da região conhecida como “pé de galinha” até o distrito de Panambi Dourados.
– Indicação n.º 047/2025: De autoria do Vereador Adriano Martins , indicando a construção de um espaço de lazer anexo à Arena Esportiva Márcio Lobo, no Jardim Ipanema.
– Indicação n.º 048/2025: De autoria do Vereador Manoel da Saúde, solicitando a contratação de um Médico Endocrinologista para o Hospital Municipal Lourival Nascimento da Silva.
– Indicação n.º 052/2025: De autoria do Vereador Cascatinha, solicitando uma arena esportiva com campo sintético para o Distrito de Piraporã.
– Indicação n.º 053/2025: De autoria do Vereador Miguelzinho, pedindo a reforma da Quadra Esportiva Cassiano Ferreira, no Distrito de Montese.
– Indicação n.º 054/2025:Também de autoria do Vereador Miguelzinho solicitando a reforma e revitalização do parquinho infantil na Praça João Paulo II, no Distrito de Montese.
– Indicação n.º 059/2025: De autoria do Vereador Cascatinha solicitando a implantação do transporte público coletivo gratuito entre os distritos e a sede do município.
– Indicação n.º 060/2025: De autoria da Vereadora Bere Rebeque, indicando a colocação de placas de sinalização e nomes de ruas no distrito de Montese.
– Indicação n.º 063/2025: De autoria do Vereador Reinaldo Pecini, solicitando a instalação de um ponto de táxi com cobertura na Avenida São José, em frente à Praça Central.
Essas propostas refletem o compromisso dos Vereadores em atender às necessidades da comunidade e promover melhorias na infraestrutura e serviços do Município.