O Projeto de Lei, de autoria do Poder Legislativo, tem por objetivo autorizar o Poder Executivo Municipal a implantar o Banco de Leite Materno no Município.

A proposição vem de encontro com os anseios das mães residentes em nosso município que não produzem o leite materno para amamentar seus filhos, em especial às crianças recém-nascidas que necessitam diariamente se alimentar.

De acordo com projeto, o banco de leite materno tem a finalidade de oferecer aos recém-nascidos, cujas mães estão impossibilitadas de amamentar, a oportunidade de usufruí-lo. Outra função será atender as necessidades das crianças prematuras e desnutridas com patologias que exijam o aleitamento natural, contribuindo, também, com a redução da mortalidade infantil.

Como fonte de pesquisa e informação, o leite humano tem 250 fatores de proteção já comprovados, enquanto o leite artificial ou formulado possui zero. Por isso, o leite humano é fundamental no tratamento de bebês de alto risco internados em hospitais.

Portanto, qualquer mãe saudável que estiver amamentando e tiver leite excedente pode fazer a doação, desta forma estaremos deixando de gastar com remédios para secar o leite destas pessoas contribuindo para a saúde das mesmas e deixando de gerar gastos para a saúde podendo reverter este recurso para outras finalidades.

Outro ponto importante é que o Poder Público e também as mães deixarão de gastar dinheiro com leite em pó, pois as crianças serão atendidas com o leite maternado das doações e este recurso poderá ser usado para outras ações sociais em nosso município.

O Projeto foi encaminhado para o Poder Executivo e se sancionado poderá ser implantado no municio de Itaporã e beneficiar as mães e os bebês de Itaporã.

Banco de leite materno