Câmara Municipal de Itaporã Câmara Municipal de Itaporã
13/08/2015 - 10h00

Projeto integra bicicleta ao transporte coletivo

Foto: Assessoria Proposta visa incluir o transporte cicloviário nos planos de mobilidade urbana

Para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte nas cidades, a Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou ontem, em decisão final, projeto de Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) que prevê a inclusão desse modal nos planos de mobilidade urbana. A medida é necessária para a institucionalização do transporte cicloviário, permitindo sua integração ao transporte coletivo, segundo Randolfe. O projeto (PLS 262/2013) estabelece que os municípios deverão prever ciclovias ou ciclofaixas, sinalização adequada aos ciclistas e estacionamentos próprios para bicicletas, entre outras medidas. Os municípios também serão incentivados a oferecer bicicletas públicas de uso compartilhado, que poderão ser retiradas e devolvidas em pontos localizados nas proximidades de terminais de ônibus e metrô. Essas bicicletas “poderão ser utilizadas por qualquer pessoa, por tempo determinado, gratuitamente ou mediante pagamento mó- dico” e deverão ser incluídas entre as infraestruturas de mobilidade urbana. Randolfe observa que tem aumentado o uso de bicicletas nas cidades como lazer e como meio de transporte. No entanto, afirma, os centros urbanos não oferecem estruturas adequadas e seguras aos ciclistas. Com o projeto, que altera a Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), ele acredita que mais pessoas optarão pelas bicicletas, o que reduzirá congestionamentos no trânsito e o tempo gasto diariamente por milhões de brasileiros que precisam se deslocar nas cidades. O projeto teve o apoio do relator na CI, Roberto Rocha (PSB-MA), e dos 15 senadores presentes à reunião. Segue para análise da Câmara se não houver recurso para exame pelo Plenário do Senado.

senado.leg.br/jornal